Como Funciona O Google Adwords

Como funciona o Google Adwords

Quer aprender como alavancar o seu negócio?

Se você é novo no mundo do marketing de busca ou simplesmente quer uma descrição simples de algumas ferramentas digitais para divulgar o seu negócio então você chegou ao lugar certo.

Hoje o Google Adwords é uma das principais ferramentas para a alavancagem de um negócio, seja ele  físico ou online.

Acontece que muitas pessoas tem ”medo” do Google, pois parece ser um ”bicho de 7 cabeças” mas não é, ele é sim, cheio de regras e está em constante atualizações, mas nesse post você vai encontrar a solução dos seus problemas para fazer anúncios de sucesso no Google Adwords.

Nesse artigo você vai aprender sobre:

  • O que é o Google AdWords?
  • Pesquisa paga
  • Princípios básicos do Adwords
  • Pontuação de qualidade
  • Licitação
  • O AdWords funciona?
  • Quanto custa o Google AdWords?
  • Como anunciar com o Google AdWords
  • Com fazer  anúncios
  • Vantagens e desvantagens

O que é o Google AdWords?

o google adwords funciona?
Google Adwords

O Google AdWords é o sistema de publicidade do Google no qual os anunciantes oferecem lances em certas palavras-chave para que seus anúncios clicáveis ​​apareçam nos resultados de pesquisa do Google.

Como os anunciantes precisam pagar esses cliques, é assim que o Google ganha dinheiro com a busca. Este artigo irá ajudá-lo a entender como o AdWords funciona, detalhando o leilão do AdWords, o processo de licitação e explicando fatores importantes como o Índice de qualidade e o custo por clique.

Se você está perguntando “Como funciona o google adwords?” Este artigo é para você!

Aqui, estaremos olhando o Google AdWords que permite que você coloque os resultados de pesquisa do seu site em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) pagando por eles.

Não há necessidade de esperar que seu novo site funcione organicamente até os rankings.

Ao usar a pesquisa paga, você pode ver resultados imediatos e não é tão difícil de usar ou caro quanto você pensa.

Pesquisa paga

pesquisa paga do google adwords
Anúncios

A pesquisa paga é o termo que usamos para anunciar dentro das listas de um mecanismo de pesquisa.

Estes geralmente aparecem no topo de um SERP ou para o lado, e cada vez mais se parecem cada vez mais com resultados orgânicos. No momento, o Google coloca um pequeno e amarelo ‘Ad’ label neles.

O Google não é o único mecanismo de pesquisa onde você pode fazer isso, Yahoo e Bing também executam sua própria rede de publicidade, chamada Yahoo Bing Network.

Por enquanto, vamos dar uma olhada no Google AdWords …

Princípios básicos do AdWords

Basicamente você escolhe algumas palavras-chave que um pesquisador pode usar no Google, então crie um anúncio que aparecerá no SERP com base nessas palavras-chave, como esta …

como funciona o google adwords na pratica
Google Adwords

Ao digitar a palavra-chave ”curso manutenção de celulares” nota-se que os quatro primeiros resultados são anúncios feitos no Google Adwords.

Saiba que você provavelmente não será a única empresa que deseja exibir anúncios para pessoas que usam esses termos específicos.

Se você deseja que seu anúncio apareça, você deve licitar contra outros comerciantes sobre quanto você está disposto a pagar ao Google AdWords sempre que um pesquisador clicar no seu anúncio.

Obviamente, quanto mais você paga por clique ( PPC ), mais provavelmente seu anúncio aparecerá nos resultados da pesquisa.

Ao contrário de outros modelos de lances em tempo real, não é apenas o lance mais alto que é levado em conta. O Google também usa algo chamado “pontuação de qualidade”.

Pontuação de qualidade

pontuação de qualidade do google
Pontuação

O Google analisa o quão relevante e útil é o seu anúncio para o pesquisador e os termos de pesquisa que eles usaram.

Ele também analisa quantos cliques seu anúncio já recebeu anteriormente, também conhecido como taxa de clique (CTR) e quão relevante é a sua página de destino.

Por exemplo, se o pesquisador digitar ‘Nike Air Max’ e seu anúncio aparecer dizendo “comprar Nike Air Max aqui”, uma vez que o anúncio é clicado, isso deve levar o pesquisador diretamente a uma página com instrutores Nike Air Max. Se ele for apenas para sua página inicial genérica, não é bom o suficiente.

Quanto maior o seu índice de qualidade, melhor. Na verdade, mesmo se sua oferta máxima for menor do que um concorrente rival, você ainda pode aparecer acima do anúncio se o seu resultado de qualidade for melhor.

Licitação

o que é licitação no google
Licitação

Você paga o Google AdWords cada vez que seu anúncio é clicado. O preço que você está disposto a pagar por cada clique é chamado de custo por clique (CPC) .

Você pode escolher um valor máximo de lance e, se você escolher a opção automática, o Google escolherá o valor da oferta para você dentro do seu orçamento e, teoricamente, você traz o maior número possível de cliques dentro desse orçamento.

Há também outra opção menos comum chamada custo por impressão (CPM) . Aqui é onde você paga o mecanismo de busca por cada 1.000 vezes seu anúncio aparece no SERP. O usuário não precisa clicar.

Você pode escolher entre qualquer um dos métodos.

O AdWords funciona?

google adwords funciona?
Funciona?

Dependendo da competitividade das palavras-chave que você está oferecendo e da relevância dessa palavra-chave para conversões reais para sua empresa, o AdWords pode ou não funcionar para sua empresa.

Na maior parte, descobrimos que o Google AdWords é extremamente eficaz para muitos tipos de negócios, desde que não desperdicem seu dinheiro nas palavras-chave erradas, ou escreva anúncios baixos e de baixo custo.

Quanto custa o Google AdWords?

quanto custa para anunciar no google adwords
Quanto Custa?

Muitos fatores podem afetar os custos da publicidade do AdWords para sua empresa.

Como Fazer Anúncios

O primeiro passo é criar uma conta no Google Adwords.

Para criar a conta no Adwords você precisa ter um email, um site e uma conta no Google.

Agora basta acessar: https://www.google.com.br/adwords e criar sua conta na plataforma de anúncios.

Feito isso,basta clicar na aba ”campanha” como no passo 1 na  imagem abaixo:

Passo 1:

O QUE É O GOOGLE ADWORDS
Anúncios no adwords

Passo 2:

Clique em ”+ campanha” e na janela que abrir clique em ” rede de pesquisa com exibição em Display”.

Passo 3:

Nesta página que foi aberta (Rede de Pesquisa com Display em Display – Padrão) vá até o campo ” nome da campanha” e escolha um nome para a sua campanha.

No campo ”locais” marque a opção ”Brasil”.

Idiomas escolha ”português”

Estratégias de lances escolha ”Manual: CPC Manual”

No campo ”padrão lance” digite 1,00.

Este é o custo máximo por cliques que você irá pagar.

Escolha um orçamento diário e digite no campo ”orçamento”

Clique em Salvar e Continuar.

Pronto! a primeira parte já foi concluída que é a criação da sua primeira campanha.

Agora iremos criar um grupo de anúncios.

Passo 4:

Nesta página você vai digitar um nome para o seu grupo de anúncios, dar o lance de R$1,00 e digitar as palavras-chave que você queira que os seus potenciais clientes encontre.

Clique em Salvar e concluir.

Passo 5:

Nesta página que abriu clique em ”anúncio” e ”+ anúncios” como na imagem abaixo:

Agora basta criar o anúncio.

Para isso, clique em ”selecionar um grupo de anúncios” e preencher os campos de acordo com as suas necessidades.

Clique em ”Salvar anúncio”.

PRONTO! você agora está anunciando na maior rede de pesquisas do mundo.

Como o lances do AdWords funciona?

lances-no-google-adwords
Lances

A posição real do seu anúncio é determinada pelo seu ranking de anúncios (pontuação máxima de qualidade dos tempos de lances). O ranking de anúncios mais alto obtém a 1ª posição do anúncio. Seu CPC real será determinado pelo ranking de anúncio do próximo anúncio mais alto abaixo de você, dividido pelo seu Índice de qualidade. A única exceção desta regra é quando você é o único licitante ou o menor lance no leilão do AdWords; Então você paga seu lance máximo por clique! O lance do AdWords penaliza fortemente os anunciantes que oferecem resultados com baixa qualidade. Por outro lado, aqueles com pontuações de alta qualidade obtêm classificações de anúncio mais altas e menor CPC.

Quantas vezes um leilão do Google é executado?

como anunciar no google
Anúncios Do Google

O leilão é executado bilhões de vezes por mês. Os usuários encontram anúncios os que são relevantes para o que eles estão procurando, os anunciantes se conectam com potenciais clientes aos preços mais baixos possíveis e o Google fatura bilhões de dólares em receita.

Como funciona o leilão do Google?

como funciona o leilão do google adwords
Leilão no Google

Uma vez que uma consulta é feita no Google, o mecanismo de pesquisa processa a solicitação e executa o leilão, que determinará as posições do anúncio e o CPC de cada anunciante.

Como você insere um leilão do Google?

Os seus anúncios são elegíveis para serem inscritos em um leilão sempre que você fizer lances em palavras-chave relevantes para a consulta de pesquisa do usuário. Seus lances, Índice de qualidade e relevância entrarão em jogo ao determinar se o seu anúncio se qualifica para exibir no SERP.

O que é inserido em um leilão do Google?

Uma vez que as palavras-chave de identidade dos anunciantes que desejam oferecer, o Google insere a palavra-chave da sua conta que considere mais relevante no leilão com o lance máximo que você especificou, bem como o anúncio associado.

O que é CPC ?

COMO FUNCIONA O CPC
O que é CPC

CPC, ou custo por clique, é o valor que um anunciante paga cada vez que alguém clica em seu anúncio do AdWords.

Como o CPC funciona?

Seu CPC é determinado pela competitividade de suas palavras-chave, suas lances máximos e suas pontuações de qualidade.

Qual é o custo médio por clique no AdWords?

O custo médio por clique no Google AdWords varia de acordo com a palavra-chave e a indústria, mas é aproximadamente $ 2.32 na rede de pesquisa e $ 0.58 na rede de exibição.

O que é o Índice de qualidade do Google?

Esta é uma métrica que o Google usa para determinar o quão relevante e útil é o seu anúncio para o usuário, com base principalmente na CTR do seu anúncio, relevância de palavras-chave e a qualidade da sua página de destino. Quanto maior o seu Índice de qualidade , melhor: palavras-chave de alta qualidade irão poupar dinheiro e ganhar melhores classificações de anúncios.

Como o Google determina o que você paga?

Os custos são determinados pelo seu lance máximo, seu Índice de qualidade e a competitividade de sua palavra-chave.

Classificação do anúncio vs. Índice de qualidade

O ranking de anúncios é em qual linha da página do Google o anúncio será exibido. ( 1ª linha, 2ª linha,…) O Índice de qualidade, por outro lado, é determinado pela relevância e utilidade para o pesquisador e é apenas uma parte do processo de posicionamento do anúncio. A partir de 2013, a pontuação de qualidade do Google tornou-se cada vez mais valiosa, já que o índice de qualidade médio mudou de 7 para 5.

Qual é a posição do anúncio no AdWords?

Anúncios

A posição do anúncio é a posição nos resultados da página do mecanismo de pesquisa onde o anúncio aparece em relação a todos os outros anúncios.

O que é CPC real?

CPC real é o valor que um anunciante paga cada vez que um pesquisador clica em sua propaganda; Este número varia de acordo com os outros anunciantes no leilão e é sempre inferior ao preço máximo de licitação.

Como o Google AdWords calcula o CPC real?

O CPC real é determinado dividindo a classificação do anúncio do competidor abaixo deles (classificação de anúncios para atingir) por pontuação de qualidade.

O que é lances de CPM?

Os lances de CPM são baseados em impressões e podem ser usados ​​ao lado dos lances de CPC.

CPC vs. CPM

CPC é o custo de um anúncio com base em quantos cliques ele recebe, enquanto CPM é o custo de uma propaganda com base em quantas impressões ele pega. Ambos os métodos podem ser usados ​​simultaneamente.

O que são as palavras-chave do AdWords?

As palavras-chave no AdWords são as palavras e frases que os usuários pesquisam na esperança de encontrarem o que eles  estão procurando.

Os seus anúncios aparecem na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) quando as pessoas estão procurando esses produtos ou serviços.

Por exemplo, se você vender sapatos on-line, você pode ofertar em palavras-chave como “sapato feminino”. A pesquisa por palavras-chave é o processo de utilização de ferramentas e dados para determinar quais palavras-chave são mais propensas a gerar tráfego relevante para seus anúncios e seu site.

O que é otimização do mecanismo de pesquisa?

A otimização do mecanismo de pesquisa é o ato de melhorar a visibilidade do seu site ou página dentro de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa através de métodos orgânicos. Isso pode ser feito usando palavras-chave de pesquisa dentro do seu conteúdo para que um mecanismo de pesquisa possa encontrar e exibir seu site mais rápido e com mais precisão. A autoridade do site também desempenha um papel nas classificações do seu mecanismo de pesquisa.

Como funciona a rede de exibição do Google?

A Rede de Display do Google ou a GDN é uma rede muito grande de sites que permitem ao Google colocar anúncios de exibição, que atingem mais de 90% de todos os usuários da Internet! Os anunciantes geralmente acham que os cliques na Rede de Display são menos onerosos do que aqueles na rede de pesquisa. E, dependendo de seus métodos de segmentação, o CTR pode ser alto e o CPA baixo.

O que é um grupo de anúncios no Google AdWords? Como funcionam os grupos de anúncios?

Um grupo de anúncios é um recipiente para seus anúncios , palavras-chave e páginas de destino do AdWords . O Google tende a recompensar os anunciantes que criam campanhas do AdWords com grupos de anúncios bem estruturados. É importante não despejar todas as suas palavras-chave no mesmo grupo de anúncios, mas organizar suas palavras-chave em temas.

Qual é a relevância do anúncio no AdWords?

A relevância do anúncio é uma medida de como a palavra-chave que você está oferecendo é relevante para suas propagandas, bem como quanto suas palavras-chave correspondem à mensagem de seus anúncios e páginas de destino. Uma maior relevância de anúncios e palavras-chave pode melhorar suas taxas de cliques e pontuações de qualidade.

Como funciona o Otimizador de conversões?

O Otimizador de conversões no Google AdWords é uma ferramenta de manipulação de lances que gere lances no nível de palavras-chave com o objetivo de tentar gerar tantas conversões abaixo do custo especificado por anunciante por conversão (também conhecido como Custo por Ação ou CPA).

Alternativa

Rede Yahoo Bing (YBN): Nos EUA, esta rede representa 29% da pesquisa online, e de acordo com seus próprios dados, os pesquisadores do YBN passam 23% a mais nos mesmos sites encontrados em outros motores de busca.

O Bing Ads hoje é uma ótima alternativa para quem não quer enfrentar o ”Gigante” das buscas, mas deseja alavancar seus negócios através dos links patrocinados.

Otimização de mecanismo de busca (SEO): todos os métodos, táticas e processos pelos quais você pode aumentar a probabilidade de seu site aparecer e, possivelmente, classificar-se altamente nos resultados dos mecanismos de pesquisa orgânicos (não pagos). Se você aplica técnicas de SEO, então talvez você não precise fazer anúncios pagos. No entanto, muitos comerciantes recomendarão que ambos sejam vitais para pesquisar marketing e se complementarem efetivamente. Aqui está um bom guia de iniciantes ao avançado para o SEO.

Conclusão

O AdWords funciona tão bem que um estudo descobriu que 40% dos consumidores desconhecem que o Google Adwords são anúncios. mas a concorrência é muito grande, por isso, é importante você procurar novas alternativas de anúncios.

Os pesquisadores podem facilmente ignorar os resultados da pesquisa orgânica mais abaixo, dependendo da qualidade da tela (ou visão).

Agora que você já sabe como funciona o Google Adwords e suas vantagens, é hora de ”colocar a mão na massa” fazer o Google Adwords funcionar ao seu favor, crie sua primeira campanha, faça o seu negócio expandir.

Aproveita os cupons que o Google oferece para os novos anunciantes.

O mais recomendável é que você use o Google Adwords para gerar tráfego de forma rápida, mas não dependa somente dele, faça um bom trabalho de SEO para não que o seu negócio não dependa unicamente de Adwords.

Estar bem posicionado no Google é fundamental para a sustentabilidade de um negócio online.

Bom, agora você sabe como funciona o google adwords.

Agora é com você!