Marketing Digital: O que é e como trabalhar.

A definição de Marketing Digital nada mais é do que atividades que uma empresa ou pessoas executa através da internet para atrair clientela e fazer crescer seus negócios.

O Marketing Digital não tem limites geográficos, você trabalha em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter um dispositivo conectado à rede.

marketing-digital

Nesse post você vai aprender sobre:

  • Para que serve o Marketing Digital
  • Como aprender a trabalhar com Marketing Digital
  • Mídias Sociais, Marketing Viral
  • Trabalhar com Blog
  • E-mail Marketing
  • Segmentação
  • Marketing de conteúdo
  • SEO
  • Conclusão

Para que serve o Marketing Digital?

O principal objetivo do Marketing Digital é realizar vendas, existem centenas de estratégias online que geram resultados satisfatórios, mas é necessário divulgar de forma profissional e com ferramentas adequadas para fazer uma campanha bem sucedida.

No decorrer desse artigo veremos como fazer isso de forma qualificada.

marketing-digital

Como aprender a trabalhar com Marketing Digital?

 Você pode começar a aprender hoje mesmo de forma gratuita aqui nesse blog ou adquirindo um curso de qualidade.

A quantidade de informações que temos hoje na internet é imensa, mas é difícil encontrar todas as informações necessárias de forma organizada gratuitamente, por isso, reuni aqui algumas das principais maneiras de começar a trabalhar no Marketing Digital de forma correta.

MARKETING-DIGITAL

Mídias Sociais

 

As Mídias Sociais tem uma força muito grande, afinal, está todo mundo no Facebook, Youtube, Twitter e etc.

É uma das principais estratégias para o Marketing Digital.

                                                              

MARKETING-DIGITAL

Com o Facebook você poderá criar perfis para adicionar pessoas que estão interessadas no assunto que você está trabalhando, para isso, basta entrar nos sites do mesmo nicho que o seu e adicionar as pessoas que interagiram curtindo e compartilhando os artigos daquele site, afinal, se elas compartilharam é porque o assunto é interessante para elas, não é?!

Não use o seu perfil pessoal que você usa para falar com seus amigos para fazer marketing, pois o uso do perfil do Facebook para negócios vai contra os termos do Facebook e sua conta poderá ser excluída.

Não fique focado nos seus amigos do seu perfil pessoal, eles não são seu público-alvo, não estão interessados no nicho que você está trabalhando.

No Facebook você também poderá criar páginas de fãs e grupos sobre o seu nicho, essa é uma forma mais profissional.

Você poderá divulgar também através do Facebook Ads, mas essa forma é paga.

                                                                      

MARKETING-DIGITAL

Crie um canal sobre o tema que você está trabalhando, crie vídeos de conteúdo de qualidade e disponibiliza para o seu público alvo.

Se você vai trabalhar como afiliado de produtos digitais, antes de gravar vídeos para divulgar seus links de afiliados dos produtos que você é afiliado, primeiro entregue valor ao seu público, crie um relacionamento com seu público e mostre a elas que você está disposto a ajudar as pessoas e não somente querendo vender produtos.

Depois do engajamento com o seu público, fica muito mais fácil você conseguir realizar vendas, pois você já se tornou uma autoridade no assunto, ganhou a confiança das pessoas e elas são como eu e você que compramos aquilo que temos a certeza que vai valer à pena e de pessoas que confiamos, correto?!

Você também poderá monetizar o seu canal colocando anúncios antes dos seus vídeos.  Sabe aquele vídeo de anúncio que a maioria clica em ’’pular anúncio’’?  Então, mesmo assim vale à pena usar essa estratégia.

===========================================================

Se você quer se tornar um expert no Youtube, então conheça o treinamento Youtube Marketing Audiência Infinita, nesse treinamento você conhecerá as estratégias infalíveis para se tornar uma autoridade no Youtube e conseguir muitas visualizações em seus vídeos.

===========================================================                                            

 MARKETING-DIGITAL

O blog é uma maneira mais lenta de conseguir ter sucesso no Marketing Digital, pois ele precisa de tráfego assim como o Youtube e o Facebook também precisa, mas para gerar tráfego qualificado para o seu blog é mais complexo.

Primeiro você precisa postar algo de qualidade sempre, depois você precisa otimizar os conteúdos usando sempre palavras chaves que os usuários estão buscando no Google.

Essa técnica é conhecida como SEO (vamos falar mais sobre SEO mais abaixo).

Quando os usuários entram em seu blog e depois retornam, o buscador do Google percebe isso e automaticamente o seu blog começa a ficar mais bem posicionado nas páginas do Google.

Mas como fazer com que os usuários retornem ao meu blog?

Postando sempre conteúdo de qualidade. Se um blog não oferece nada de interessante pra você, você vai voltar a visitar esse blog?

 E-mail Marketing

 MARKETING-DIGITAL

Sua lista de e-mails é a sua principal forma de realizar vendas. Seus contatos serão seus principais ativos.

As mídias sociais atuais podem deixar de existir como ocorreu como o ’’falecido’’ Orkut, sua lista de e-mails estará sempre lá.

Então, essa estratégia de Marketing Digital deve ser cuidada com muita atenção.

Entregar e-mails sempre com bons conteúdos que agrega valores para a sua lista que realmente atende as necessidades dos seus inscritos.

Cuidar da freqüência de e-mails para não encher a caixa de entrada dos seus contatos, e nem fazer com que eles se esqueçam de você devido ao longo tempo em que você ficou sem mandar e-mails.

Segmentação

MARKETING-DIGITAL

O tráfego é importante, mas ele se torna mais eficiente quando é segmentado.

Não adianta, por exemplo, você mandar conteúdos sobre emagrecimento para quem quer aprender inglês, correto?!

Por tanto, o tráfego qualificado, segmentado por pessoas que realmente se interessa pelo assunto que você está abordando é essencial.

Marketing de Conteúdo

 

Esse é o pilar principal de toda a nossa estratégia de Marketing Digital.

Seja qual for a estratégia que você vai trabalhar; seja através das  mídias sociais, blogs, lista de emails, o conteúdo qualificado sempre será fundamental para qualquer tipo de estratégia funcionar.

O segredo que já não é mais segredo pra você que está lendo esse artigo é:

Conteúdo de qualidade + estratégias = SUCESSO.

                                              

MARKETING-DIGITAL

 

A principal função do SEO é melhorar a posição em que seu site vai ficar nos sites de busca como o Google, por exemplo.

O Google é um dos maiores geradores de tráfegos grátis.

Aparecer na primeira página do Google não é fácil, afinal, você vai concorrer com muitos outros blogs/sites que estão falando o mesmo assunto que você, então o SEO é uma prática contínua, exige paciência, pois é em longo prazo.

Um bom trabalho em SEO começa na validação de mercado.

Saber se existem muitas pessoas interessadas no tema que você vai trabalhar é o ponta pé inicial para ter bons resultados.

Para isso, use o planejador de palavras chave do Google Adwords.

Depois de saber se o nicho que você quer trabalhar está em alta, agora use o mesmo recurso do planejador de palavra chave para pesquisar o que o seu público está buscando.

Faça uma planilha no Excel com as palavras chaves mais buscadas e a partir daí, comece a produzir conteúdo de qualidade usando as palavras chaves como título do seu artigo.

 

CONCLUSÃO

 

Tudo que você leu aqui é só a ponta do iceberg, o Marketing Digital é imenso e não seria possível cobrir todo o assunto em apenas um artigo.

Se você quer se tornar um expert em Marketing Digital, você terá que estudar e estudar muito mesmo e se manter atualizado com as tendências desse ramo.

Você poderá encontrar muitas informações gratuitas através da internet, mas é preciso ter em mente que vai ser um processo muito longo, pois as informações são resumidas.

A melhor maneira que encontrei para estudar e me aprofundar no assunto foi adquirindo um curso profissionalizante, por isso eu recomendo aos leitores do Mundo Negócio Online que não deixe de conhecer o curso Fórmula Negócio Online, pois foi o curso que eu fiz e sei o real valor que ele tem.

O criador do curso, Alex Vargas, praticamente te pega pela mão e te ensina técnicas que ele aprendeu com os profissionais do ramo nos EUA, técnicas valiosíssimas que ele ensina com um custo muito baixo.

VALE A PENA CONFERIR.

Clique Aqui Para Conhecer O Curso


Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.